Quer desfrutar de uma atuação musical ao vivo no seu evento, mas não sabe por onde começar? O preço correto e as expectativas em relação ao orçamento, enquanto organizador, é um primeiro passo essencial a ser dado antes de contactar o músico preferido. Criámos uma lista útil de orientações que pode utilizar durante a sua pesquisa de música ao vivo online com a ajuda do Gigstarter!
O melhor ponto de partida é verificar o intervalo de preços definido por um artista no seu perfil Gigstarter ou em qualquer outra rede social. Todos os artistas e bandas têm um preço estabelecido e queremos que sejam tratados de forma justa. Este pode ser encontrado no canto superior direito da página. Se a sua oferta for significativamente inferior ao preço indicado pelo artista, é provável que a sua oferta não seja aceite para uma reserva final. No entanto, podem ocorrer excepções, dependendo da situação. A fim de fornecer informações mais detalhadas, separámos este artigo em pequenas secções com base nos critérios a ter em conta ao contratar um músico.
Vídeo de introdução ao Gigstarter
1. Número de músicos
Grupos como bandas de casamento, duos acústicos ou artistas de festivais envolvem vários músicos, o que torna os seus custos mais elevados em comparação com as actuações a solo. Se o seu evento se realizar numa arena ou salão espaçoso, a animação deve ser suficiente para preencher esse espaço amplo, o que significa que nem todos os cantores e compositores podem ser suficientes. Quanto maior for o número de pessoas envolvidas na atuação, maior será, relativamente, o montante do orçamento disponível. Não se esqueça de poder negociar o preço futuro de forma eficiente e respeitosa. Especialmente quando há muitos outros custos para a banda, como os custos de deslocação. Mas falaremos mais sobre isso mais tarde.
2. Experiência e reputação
Os músicos de nível básico, que procuram exposição, podem oferecer opções mais económicas, enquanto os músicos de nível médio, com competências definidas, se enquadram numa gama de honorários moderada. Esta preferência é pessoal para cada booker, pois alguns investem tempo e dinheiro para permitir que os talentos mais jovens dêem os primeiros passos na indústria, enquanto outros preferem estar seguros, especialmente quando se trata de grandes eventos como festivais, festas de empresas ou casamentos. Para alinhar as suas expectativas com a realidade antes de gastar dinheiro, faça uma pequena pesquisa sobre o artista preferido nas redes sociais, vídeos do YouTube e artigos com possíveis entrevistas. Graças ao Gigstarter, todos os músicos que são reservados têm a oportunidade de receber uma avaliação, o que ajuda as pessoas a definir o orçamento de forma adequada e a evitar o desperdício de dinheiro.
3. Duração das actuações
A elaboração de um orçamento para um músico, tendo em conta a duração das actuações, implica uma abordagem diferenciada para refletir as diferentes exigências em diferentes durações. Para uma curta atuação de até uma hora, as considerações incluem uma taxa básica, poucos custos de equipamento de som e pouca ou nenhuma comida/alojamento. À medida que a duração da atuação se estende para o padrão (de uma a três) e mesmo para o premium (de 4 horas a um dia inteiro), aplica-se um preço mais elevado, taxas técnicas adicionais e alojamento noturno. Tudo isto afectará o preço que os músicos cobram por concerto.
Joao Oliveira (Artista Gigstarter)
4. Viagem/localização
O preço de um espetáculo inclui quase sempre as despesas de deslocação. Em alguns casos, o artista ideal para o seu evento pode estar localizado no outro lado do país. Em média, cada 100 km resultam num aumento de preço, independentemente da formação. Se estes custos de deslocação se revelarem demasiado elevados, considere explorar artistas semelhantes no Gigstarter que sejam da sua própria região. Esta abordagem não só ajuda a gerir os custos, como também permite explorar o talento local que pode trazer um sabor único a qualquer evento. É uma consideração prática que contribui para uma experiência memorável para o seu público.
No que diz respeito à localização, o orçamento pode variar drasticamente consoante o país em que se encontra. O que funciona para os países do Norte, como os Países Baixos e a Alemanha, pode não se aplicar na perfeição ao Sul da Europa. Para simplificar a análise, separámo-la em pontos para cada parte da Europa:
Norte da Europa: 100-120 euros por membro da banda e 150 euros para um artista a solo.
Sul da Europa: 60-70 euros por membro da banda e 80-100 euros para um artista a solo.
Reino Unido: 200-250 euros por membro da banda e 180-200 euros por artista a solo.
5. Equipamento e montagem
Alguns artistas preferem trazer o seu próprio equipamento, mas, em muitos casos, a responsabilidade de o arranjar recai sobre o organizador do espetáculo. É de prever que o custo de uma atuação possa ser mais elevado se tiverem de transportar o seu próprio equipamento de som e luz para o espetáculo. É crucial estar bem informado sobre o equipamento necessário; na maioria dos casos, os artistas têm uma compreensão clara do que é necessário para fazer da sua festa um sucesso. Se não tiver esse conhecimento, especialmente para eventos maiores, considere a possibilidade de contratar uma equipa técnica, incluindo técnicos de som e de iluminação.
Para resumir tudo o que foi dito acima, a equipa Gigstarter concebeu uma fórmula simples que pode ser aplicada na maioria dos casos ao reservar música ao vivo. Esperamos que o ajude a fazer escolhas informadas e a mostrar o devido respeito pelos músicos e pelo seu trabalho árduo.
Verificar os artistas no Gigstarter
Divirta-se a explorar a música ao vivo. Se tiver alguma questão durante a sua pesquisa, não hesite em enviar-nos um e-mail para info@gigstarter.nl. Teremos todo o gosto em ajudar!