As redes sociais tornaram-se inevitáveis para todos. Se é um artista, terá certamente interesse em ter um perfil bem organizado que lhe permita promover a sua música online. Em particular, uma das muitas aplicações existentes ganhou muita atenção e popularidade nos últimos anos e é agora considerada um verdadeiro fenómeno: o TikTok. Depois de termos falado sobre a melhor forma de começar a utilizar a plataforma e como estabelecer contacto com os fãs, é agora altura de analisar mais de perto a dinâmica da aplicação. Neste artigo, vamos analisar por que razão é tão importante no mundo da música, explorar os seus mecanismos operacionais e destacar alguns pioneiros de sucesso.
O TikTok é a nova norma; o Vine e o Musically já lá vão
Não há dúvida de que, com o aumento do streaming e das redes sociais, a indústria da música sofreu uma transformação significativa, influenciando a forma como nos relacionamos com ela. Uma mudança notável é o aumento da popularidade dos formatos de vídeo curtos, à medida que mais utilizadores recorrem a plataformas online para consumir música. Através de danças, desafios e outros conteúdos diversos, quase qualquer pessoa pode ganhar rapidamente uma enorme visibilidade e atrair um novo público.
Atualmente, o TikTok é a aplicação com maior envolvimento. As estatísticas de utilização compiladas pela Business2Community em 2023 confirmam que um utilizador médio abre a aplicação 19 vezes por dia, ultrapassando largamente o utilizador médio do Facebook que se fica pelas 8 aberturas diárias. A popularidade do TikTok influenciou mesmo outras plataformas a incorporar o formato de vídeo curto, como é o caso do Instagram com os Reels e do YouTube com os Shorts. O TikTok tomou de assalto o mercado, fazendo com que outras plataformas muito semelhantes a esta passassem à história. A diferença está na monetização para os criadores, os criadores são recompensados. Claro que há mais, como a duração do vídeo, o uso de áudio, filtros e assim por diante.
Quer se goste ou não, saber como fazer a melhor utilização do TikTok é a forma mais concreta de aumentar as suas hipóteses de sucesso. Por isso mesmo, a Gigstarter fez um resumo das principais preocupações a ter em conta quando se utiliza a aplicação.
Média de minutos gastos diariamente pelos utilizadores nas redes sociais
Melhore as suas competências no TikTok
O núcleo do TikTok gira em torno da originalidade do conteúdo. O algoritmo visa dar maior visibilidade aos conteúdos considerados mais interessantes e relevantes, com base nas pesquisas e nos gostos dos utilizadores. Tem em conta vários elementos, incluindo hashtags, o número de interacções, a música e os efeitos utilizados. Quanto mais atraente um conteúdo for considerado por um determinado utilizador, mais estará presente na secção "Para si". A utilização de hashtags populares que não têm nada a ver com o conteúdo que pretende promover pode confundir o algoritmo. O algoritmo tenta personalizar a página "Para si" para cada utilizador, apresentando conteúdos que prevê que o utilizador considere interessantes, com base nas interacções que o utilizador fez no passado. O funcionamento exato do algoritmo é exclusivo e está sujeito a alterações à medida que o TikTok continua a atualizar a sua plataforma.
Outro aspeto crucial a ter em conta é que o TikTok recompensa o tempo de reprodução do conteúdo. Quanto mais vídeos forem reproduzidos até ao fim, sem interrupções, maior será a probabilidade de o algoritmo decidir oferecê-los a utilizadores que tenham gostado de produtos e tendências semelhantes. Não se esqueça de que as palavras utilizadas nas capítulos também são importantes. Se forem exactas e interessantes, é mais provável que o algoritmo mostre o seu conteúdo. No entanto, ao contrário do Instagram, o algoritmo do TikTok não é muito influenciado pelo número de seguidores de uma conta. A plataforma não dá prioridade a este elemento, mas prefere concentrar-se na qualidade do conteúdo e no nível de aprovação que os vídeos individuais recebem.
O áudio que é utilizado num vídeo também desempenha um papel importante no sucesso de um vídeo. Já reparaste que, ao percorrer a página "Para ti", ouviste as mesmas 6 canções mais de 50 vezes? Isso não é apenas uma coincidência. Especialmente depois que a Universal Music Group removeu as músicas de seus artistas da plataforma, as opções de músicas ficaram mais "limitadas". A plataforma é conhecida pela sua capacidade de impulsionar tendências musicais e tornar as músicas populares e o Tiktok pode definitivamente influenciar a visibilidade de certas músicas na "Página para si" dos utilizadores.
Histórias de sucesso no TikTok: Cat Janice
Outra história que comoveu profundamente a Internet e não só nos últimos dias envolve a futura cantora Cat Janice. A sua história é um exemplo de como uma mensagem genuína com um objetivo nobre pode chegar a uma enorme comunidade de utilizadores no TikTok e mudar literalmente a vida de um artista. Foi quando os médicos lhe deram poucos meses de vida devido a um cancro grave que Cat decidiu não desistir e quis a todo o custo tentar garantir um futuro para o seu filho de 7 anos. Através de uma mensagem de vídeo profundamente comovente, Cat pediu ao seu público que partilhasse a nova canção o mais possível, revelando que todos os direitos seriam dados ao seu filho Loren. A cantora e compositora faleceu a 28 de fevereiro de 2024.
"Dance You Outta My Head" foi lançada oficialmente a 19 de janeiro e, desde então, alcançou o primeiro lugar na tabela de faixas virais do TikTok Billboard Top 50. Além disso, entrou no top 10 da tabela Billboard Hot Dance/Electronica e obteve mais de 13 milhões de streams no Spotify. Além disso, a canção foi utilizada por mais de 2,6 milhões de utilizadores no TikTok, o que faz dela um dos sons mais utilizados em 2024.
Histórias de sucesso no TikTok: Gayle
Depois de o TikTok ter pegado na canção "abcdefu" de GAYLE, esta tornou-se uma das maiores canções do mundo. No entanto, o sucesso da música no TikTok não foi imediato. A música já tinha sido lançada há alguns meses, com números de streaming decentes, antes de disparar subitamente para 107 milhões de streams um mês depois. "abcdefu" alcançou o primeiro lugar na Billboard Global 200 e na Billboard Global Excl. Muitos utilizadores do TikTok acreditam que GAYLE escreveu a faixa em resposta ao comentário de um fã que lhe pediu para "escrever uma canção de separação usando o alfabeto":
@gaylecantspell Reply to @nancy_berman definitely not based off personal experience... #orginalsong #newmusic #plslikethisaccount #hastagsworkapparently #acoustic ♬ abcdefu - GAYLE
Mais tarde, o artista foi mesmo nomeado para os prémios Grammy na categoria "Canção do ano", mas acabou por perder para Bonnie Raitt. Esta canção demonstra o potencial do TikTok não só como uma plataforma de entretenimento, mas também como uma ferramenta poderosa para os artistas ganharem reconhecimento internacional.
Como parte final, gostaríamos de o deixar com um conjunto de boas práticas a ter sempre em mente. Quer seja um novato ou um criador de conteúdos experiente, tentámos fornecer-lhe uma série de truques que podem ser úteis.
Quer seja um músico, um dançarino ou simplesmente alguém com algo criativo para partilhar, as redes sociais podem ser um poderoso aliado na divulgação da sua mensagem. Mantenha-se a par das tendências e pode acabar por começar a próxima!
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